concurso trienal de lisboa – beecreative

Proposta

Num mundo em constante mudança, querer algo personalizado, diferenciado e efémero, tornou-se num estilo de vida da civilização moderna. A resposta a esta constante mutação pode ser dada aliando-se a tecnologia com o Design e a Arquitectura. Sendo as cidades o reflexo desta sociedade mutante, é importante criar objectos diferenciados que permitam não só satisfazer as necessidades imediatas da comunidade, mas também criar uma relação de identidade e pertença das pessoas em relação à cidade.

O presente concurso vem permitir que, aliando a tecnologia da BeeTheFirst com o Design/Arquitectura, possam ser criadas peças únicas, originais que permitam uma maior identidade dos habitantes do “Campo de Santa Clara”, com o seu bairro, assim como um ambiente apetecível para quem o visita. Com a liberdade de criação da BeeTheFirst não é necessário recorrer às técnicas comuns (moldes) que levam sempre a uma sistematização e repetição. A proposta que se apresenta é composta por um conjunto de peças constituídas por letras, que respondendo a um código, permitem criar “frases”, “pregões”, “identificação de sítios/lugares”, etc, de uma maneira original e única. Este carácter único é conseguido pela versatibilidade da BeeTheFirst, que imprimindo as letras, correspondentes ao código criado, com as mais diferentes cores, permite formar frases, que no seu conjunto resultam numa mancha colorida e informativa.

Se quisermos mudança, temos que fazer parte dessa mudança… e esta proposta propõe-se a isso mesmo… mudar a maneira como se vê e sente a cidade, e fazê-la parte de quem a habita.

Arquitectura

nu.ma | unipessoal, lda

Localização

Lisboa

Data

2015

Dono de obra

-

Observações

menção honrosa

Equipa de projecto

-