concurso piscinas municipais de S.J.Madeira

Proposta

O local de implantação do projecto para as futuras piscinas municipais de S. João da Madeira está confinado aos limites do complexo desportivo Paulo Pinto. A envolvente do local de implantação caracteriza-se por ser uma zona essencialmente habitacional, juntamente com outros recintos desportivos. Actualmente, o recinto pode ser acedido desde a cidade, pela Avenida do Brasil e pela Rua de Ribes. A partir destes dois eixos consegue-se fazer a distribuição da circulação para aceder à totalidade do complexo.

Dada a extensão do programa, percebeu-se desde desde logo que a escala do edifício seria considerável face à envolvente que se apresenta. Uma vez que a zona é ladeada por edifícios de cércea considerável, o quinto alçado do conjunto edificado (cobertura), passou a ter bastante importância. Sendo uma cobertura fortemente presente, na envolvente, teve-se em consideração a sua aparência/presença enquanto cobertura.

Para minimizar o impacto visual do volume construído, o edifício foi pensado por forma a dissimular grande parte do programa da piscina. Esta, foi conseguida trabalhando com as diferenças de cotas existentes entre as entradas norte e sul do terreno. Recorrendo à abertura de pátios interiores foi possível que todos os compartimentos semi-enterrados consigam ter luz natural.

Com a dissimulação de grande parte do programa do complexo ao nível da cota mais baixa, foi criado um corpo semi-transparente ao nível da cota superior que permite evidenciar os conteúdos desportivos (piscina e ginásio).

Assim, e dando a ideia de prolongamento do muro de suporte do terreno contíguo (campo de futebol), foi criada uma plataforma verde, que irá contemplar o programa do complexo. Pousado nesta plataforma surge o volume semi-transparente, que permitirá dar a ideia de uma escala mais pequena para o edifício.

De uma forma geral, a proposta apresentada visa criar uma plataforma que permitisse dar um novo espaço ao nível do piso 1 mas, ao mesmo tempo, dando resposta ao programa solicitado.

Arquitectura

nu.ma | unipessoal, lda

Localização

S. João da Madeira

Data

2011

Dono de obra

Câmara Municipal de S. João da Madeira

Observações

-

Equipa de projecto

-