concurso Ilhas Selvagens

Do lugar

O presente concurso teve como objectivo o desenvolvimento de um projecto para duas novas casas nas ilhas selvagens (Madeira): uma na ilha selvagem grande; e outra na ilha selvagem pequena.

Com o estatuto de Reserva Natural, era pertinente que as intervenções passassem por soluções construtivas que minimizassem o impacto visual e construtivo no meio.

Na ilha selvagem grande, o local apresentado para a intervenção situava-se à cota 17, junto a um pequeno desembarcadouro situado na Baía das Cagarras.

Proposta

o homem organiza o espaço que o cerca, criando formas, umas aparentemente estáticas, outras claramente dinâmicas”  fernando távora, da organização do espaço

A posição tomada logo de início foi a de tentar aproveitar o máximo das construções existentes e criar um percurso que estabelecesse uma ligação harmoniosa entre estas permitindo que se fizesse a ponte entre o cais, a casa abrigo dos vigias e a casa da família Zino.

Desta forma, optou-se por demolir a casa do vigias actual, e manter a plataforma desta onde irá assentar o programa mais técnico que é exigido para o novo projecto.

A adaptabilidade e ligação das cotas, através da criação desta nova plataforma, será feita com recurso a materiais do local, tais como inertes provenientes das demolições que serão feitas e inertes do local, criando um elemento estrutural que fará a consolidação do terreno à cota 17.

Em termos formais, optou-se por uma forma que acompanhe o máximo possível a morfologia do terreno, criando uma peça que ficará orientada a sudoeste e que permitirá a proteção a norte.

Sistema construtivo / Materialidade

No que respeita à materialidade da nova casa dos vigias, optou-se por criar um sistema que pudesse ser de fácil pré-fabricação e transporte, e que tivesse uma forma que fosse de fácil adequação à morfologia do terreno

Ao mesmo tempo pensou-se que o sistema construtivo pudesse ser universal e que permitisse adaptar a qualquer local. Daí a utilização do mesmo sistema modular para o desenvolvimento do programa da ilha pequena.

Recorreu-se a um sistema construtivo em madeira, pelo seu carácter orgânico e menos danoso para o local, permitindo que se minimizasse o impacto nas ilhas.

Arquitectura

nu.ma | unipessoal, lda

Localização

Madeira - Ilhas Selvagens

Data

2016

Dono de obra

-

Equipa de projecto

-