novas instalações S.C.Vouga

Proposta

Tendo em conta as condicionantes regulamentares do PDM e os regulamentos municipais, a proposta de implantação foi desenhada por forma a respeitar as suas especificações.

A proposta partiu de um paralelepípedo com as dimensões de 100 m de comprimento por 32 m de largura. Em termos de cércea, o regulamento prevê uma altura máxima de 9 metros. Para dissimular o carácter de paralelepípedo, o edifício foi partido em 3 alturas (2,5 m; 2,5 m; 4 m).

Programa funcional

Em termos de  programa funcional, e dada a especificidade do mesmo, percebeu-se que o edifício se poderia desenvolver em 2 pisos: piso 0 (R/C) e piso 1. Na mesma lógica, percebeu-se que a separação do programa podia ser feita em 3 áreas distintas: exposição; escritórios e armazenagem.

Sistema construtivo / Materialidade

No que concerne à materialidade do edifício, optou-se pela simplificação do sistema construtivo, sendo o edifício todo revestido com o mesmo material (chapa ondulada de cor escura) e na zona de entrada e exposição assumir uma maior transparência, optando-se por um revestimento em murolux e caixilharia em vidro.

Arquitectura

nu.ma | unipessoal, lda

Localização

Recardães - Águeda

Data

2015-...

Dono de obra

Sociedade Comercial do Vouga

Equipa de projecto

Engenharia - Nuno França NGneers | Engenharia Mecânica - U-factor